6 Livros que irão te Ajudar em Diversos Momentos da sua Carreira

6 livros que podem ajudar em sua carreira e desenvolvimento profissional

Seja lá qual for a sua profissão, se você não tem o hábito da leitura ainda está desperdiçando uma das formas mais rápidas, baratas e eficientes de se desenvolver profissionalmente.

Ler deveria ser tão importante quanto participar de congressos, cursos e workshops, e é algo que pode te ajudar a alcançar cargos, promoções, salários e até oportunidades de trabalho melhores.

Além disso, ter um bom repertório de livros te faz ganhar pontos em processos seletivos: pode ser que até mesmo em uma entrevista o recrutador já tenha te perguntado se você está lendo algum livro ou qual último livro você leu, para ver se você tem esse hábito e se você é o tipo de profissional disposto a aprender e a lidar com pontos de vistas diferentes.

Bom, eu não vou entrar aqui na discussão de como aprender a ler mais ou como adquirir esse hábito caso você ainda não tenha, pois isso será assunto de um artigo que farei no futuro.

Por enquanto, eu gostaria de deixar aqui uma lista de livros que me ajudaram a abrir a cabeça em relação a vários assuntos e a evoluir profissionalmente.

Algumas das principais lições que eles me ensinaram falam de temas diversos como empreendedorismo, negociação e como usar o nosso tempo e esforço da melhor forma possível para alcançar resultados (tanto no trabalho, quanto na nossa vida em geral).

Então, anota aí essa lista com 6 livros para você ler ainda este ano – olha só, dá para ter como meta ler pelo menos um por mês!

Para adquirir hábitos saudáveis na vida e trabalho e se livrar dos que te prejudicam: O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Eu tenho certeza de que você ou tem um hábito do qual deseja se livrar, ou um que gostaria de adotar na sua vida (fazer mais exercícios? Ler mais? Deixar de roer unhas, fumar ou de comer algo que te faz mal? Acordar mais cedo para trabalhar? Não importa!).

Mas, mais do que te explicar como esse sistema de hábito vs recompensa funciona na sua vida pessoal, o livro também traz exemplos de casos corporativos, contando como hábitos organizacionais se tornaram destrutivos para empresas – ou em alguns casos, como empresas adotaram hábitos que as fizeram alavancar seus resultados.

O jornalista ganhador do Pulitzer e ex-repórter do The New York Times – vai te mostrar como funciona a ciência por trás desses hábitos: desde a forma como incluímos hábitos em nossa rotina de forma inconsciente até como o nosso cérebro entende as recompensas causadas pela repetição desses hábitos. Vale demais a leitura.

O Poder do Hábito – Ver mais detalhes no site da Amazon

Para ter um ponto de vista único sobre empreendedorismo e inovação: De Zero a Um – Peter Thiel

Confesso que depois de cobrir tecnologia e inovação por um bom tempo como repórter, eu já havia cansado de ler sobre startups de sucesso e sobre como elas “pensaram fora da caixa” para transformar uma ideia em uma máquina de fazer dinheiro.

Mas esse livro escrito pelo cofundador do famoso site de pagamentos Paypal vai muito além disso. Para mim ele é a leitura inicial perfeita para quem está pesquisando sobre como abrir um novo negócio (em qualquer setor) ou para quem quer entender como a dinâmica desse mercado maluco de inovação funciona.

O Peter Thiel apresenta uma visão do futuro e da inovação contando como monopólios de mercado são criados pela inovação e não pela competição – já que quanto mais competimos com concorrentes, mais parecidos com eles ficamos. Ele explicita a diferença que faz entre ir de 1 para n – incrementando algo já inventado e familiar em um negócio – e entre ir de 0 a 1 – ou seja, inventar algo totalmente novo.

Por meio desse livro a gente aprende a refletir sobre as perguntas certas para conseguir encontrar valor em coisas inesperadas, e ter essa mentalidade pode nos ajudar tanto no nosso trabalho, quanto ao empreender.

De Zero a UmVer mais detalhes no site da Amazon

Para alcançar suas metas e ter mais foco: A Única Coisa – Gary Keller

Frequentemente quando definimos uma grande meta, nós tentamos alcançá-la ao colocá-la junto com várias outras tarefas e prioridades e, com o tempo, por nos sentirmos sobrecarregados, desistimos ou ficamos com tudo pela metade, sem resultado algum. Eu aposto que você também já passou por esse ciclo na sua vida profissional e se frustrou quando uma iniciativa não deu certo.

Então, para começo de conversa, esquece essa ideia de tentar fazer tudo ao mesmo tempo: A Única Coisa deixa bem claro o quanto temos mais chance de sucesso ao focar exatamente em uma única coisa.

Foi ao ler esse livro que me dei conta do quanto essa ideia de que devemos sempre ter equilíbrio é uma grande mentira. Na realidade, o que precisamos aprender a fazer é a remover da nossa rotina e das nossas prioridades tudo o que é desnecessário para dar o máximo de espaço possível para uma grande meta, de forma balanceada, mas aceitando sim que outras coisas deixarão de ser feitas para que a principal – a única – coisa seja feita.

O livro vai te mostrar ainda de que forma você consegue encontrar força de vontade para se dedicar todos os dias ao que você deseja alcançar, com uma técnica simples.

A Única Coisa – Ver mais detalhes no site da Amazon

Para maior produtividade e alcançar mais (e melhores) resultados: A Revolução 80/20 – Richard Koch

Esse livro conversa um pouco com o A Única Coisa quando o assunto é produtividade. No entanto, para além do foco em algo específico, é preciso aprender em que focar para obter mais resultados.

Caso você ainda não tenha ouvido falar do Princípio 80/20, esse termo surgiu após o cientista político e economista italiano Vilfredo Pareto apresentar uma teoria que basicamente diz o seguinte: 80% dos nossos resultados advém de 20% dos nossos esforços.

Essa relação foi feita quando Pareto analisou que 80% das terras italianas pertenciam a apenas 20% da população. A partir disso ele conseguiu fazer essa correlação com vários outros temas.

A ideia é que você exercite essa mentalidade e consiga trazer isso para o seu trabalho:

  • Quais são os 20% de produtos que geram 80% dos lucros em sua empresa
  • Quais são as competências mais importantes nas quais você deve focar para alcançar mais sucesso no seu cargo?

Lembre-se: trabalhar mais horas não significa trabalhar mais. Então, que tal exercitar sua mente para usar o seu esforço de forma mais inteligente?

A Revolução 80/20 – Ver mais detalhes no site da Amazon

Para aprender sobre técnicas de venda e negociação: As Armas da Persuasão – Robert Cialdini

Saber como o mundo das vendas e do marketing conseguem te convencer a gastar seu dinheiro é importantíssimo para 1) não cair mais sempre na lábia de vendedores e 2) aprender como usar a persuasão a seu favor no seu trabalho – seja internamente ou para lidar com seus clientes.

Esse livro chega a assustar com o quanto a gente é influenciado – seja pelo vendedor que tem técnicas de abordagens infinitas para conseguir arrancar o nosso “sim”, seja pela empresa que com o marketing consegue até mesmo mudar o nosso comportamento para consumir seus produtos.

O Robert Cialdini é psicólogo e com dados científicos e várias análises conta quais são os seis princípios psicológicos nos quais nosso comportamento se baseia e como as pessoas os utilizam para influenciar as outras.

As Armas da Persuasão – Ver mais detalhes no site da Amazon

Para negociar melhor e lidar com várias situações no trabalho: Negocie como se sua vida dependesse disso – Chris Voss

Confia em mim: você precisa aprender as técnicas de negociação desse para se dar bem na sua carreira e no dia a dia do trabalho.

Lendo esse livro você provavelmente vai identificar vários deslizes que pode ter cometido negociando situações no escritório e até salário, ficando em uma posição de desvantagem.

E embora fique bem claro que a falta de conhecimento e de inteligência emocional podem afetar muito a forma como conseguimos certas oportunidades, existem métodos que nos ajudam a nos preparar melhor para esses embates, seja para negociar salário com chefe, comprar um carro, negociar aluguel ou debater decisões familiares.

Todos esses métodos são mostrados pelo ex-agente do FBI que conta como ele livrava reféns de seus sequestradores por meio de várias técnicas testadas e aprimoradas pelos investigadores.

Negocie como se sua vida dependesse disso – Ver mais detalhes no site da Amazon

Comece agora a alavancar sua carreira com esses livros!

Eu espero que com os livros acima você consiga tirar o melhor da sua vida profissional e pessoal. E se além da leitura você quer aprimorar seu currículo com novos conhecimentos, confira no artigo abaixo uma lista com 6 sites de cursos online:

Tem algum livro que te ajudou muito em sua carreira? Conta aqui nos comentários!