Email para enviar currículo: modelo de texto e dicas para abordar recrutadores!

Este artigo aqui é para quem já teve medo ou vergonha de enviar o currículo por email para um recrutador, e que pode ter perdido uma boa oportunidade de emprego por isso.

(esse conteúdo faz parte da série Recolocação Profissional Inteligente no YouTube, para ver os outros episódios, clique neste link)

E eu vou te mostrar que dá pra superar esse receio todo, e que a gente muitas vezes não precisa se descabelar pra conseguir a atenção de uma companhia pra conseguir uma vaga, muito menos pagar caro num site de vagas pra ter mais chances de conseguir um emprego

Eu falo isso porque já consegui duas ofertas de emprego apenas enviando meu currículo por email para empresas, isso quando elas nem estavam anunciando vagas e eu estava no começo da minha carreira. Então, nem experiência eu tinha.

Essa é uma das estratégias que eu uso até hoje para abordar as pessoas mais conectadas com o tipo de trabalho que eu quero ter.

Então neste artigo vou te mostrar um dos emails que eu mesma usei há anos e que me renderam uma oferta de emprego, e vou te explicar qual estrutura você pode usar na sua mensagem hoje em dia para conseguir um emprego ou uma entrevista com recrutadores.

Se você tem vergonha de enviar email para recrutadores, leia isto

Quando a gente fala sobre realmente buscar emprego ativamente, isso significa deixar a nossa timidez e o nosso orgulho de lado pra poder botar a cara a tapa, abordar empresas e recrutadores e mostrar o nosso trabalho pro mundo

“Ah mas eu tenho vergonha” – você pode dizer.

Ok. Tem uma forma de vencer essa barreira mental.

Primeira coisa: coloca na sua cabeça que o profissional de RH que vai ler seu email é um profissional comum também.

Você não vai manchar sua imagem profissional abordando esse pessoal, muito menos vai ser julgado ou julgada por isso. O máximo que vai acontecer é você não receber nenhuma resposta.

E a segunda coisa que te ajuda a não ficar tão perdido ou perdida sobre o que falar e como falar com essas pessoas é ter um modelo bem consistente de mensagem de email para enviar.

Então: claro que não é mandar um email enorme com sua história de vida falando “Me dá um emprego pelo amor de Deus”.

E também não precisa ser super formal ao estilo “Em anexo meu currículo, atenciosamente”.

Como eu consegui uma entrevista e oferta de emprego com um email

Para você ter uma ideia inicial, vou te mostrar o exemplo do texto de email que eu enviei no passado que me rendeu uma oferta.

ATENÇÃO: não considere o meu email (super antigo) como o modelo final – eu fiz uma estrutura mais atualizada e ideal para você usar no final deste artigo!

Então, você vai selecionar algumas empresas com as quais você se identifica e gostaria de trabalhar, e procurar no site dela ou no LinkedIn quem são os gestores ou responsáveis pelo RH.

No meu caso eu fui atrás dos fundadores da empresa direto no site dela, porque lá já tinha essa informação.

O contexto geral aqui é o seguinte: eu tinha acabado de me formar, não tinha vaga na editora onde eu estagiava, e meu editor na época me deu essa ideia de abordar as empresas e me ajudou a colocar as primeiras palavras no email.

No caso desse email aí em cima, eu entrei em contato com uma empresa de outra cidade pois meus pais moravam mais perto dali – então apostei no fato de eu ser da região.

Mas, como você pode notar, não tinha muito ainda o que “destacar” sobre minha trajetória profissional.

Exemplo de texto de email para enviar currículo

Por isso que agora nós passamos para a estrutura ideal, ou seja, uma versão atualizada e turbinada desse email que eu enviei há quase 10 anos.

Com aqueles emails ou contatos que você pesquisou em mãos, você vai abordar essas empresas escrevendo uma mensagem bem CURTA, mas bem objetiva e estruturada da seguinte forma:

Na primeira parte, é claro que você precisa fazer uma introdução – afinal, o recrutador ou recrutadora não faz ideia de quem você é.

Então você inicia cumprimentando a pessoa pelo nome dela (tente encontrar o nome e enviar o email da forma mais personalizada possível!).

E também já se apresenta brevemente, falando sobre qual área você tem formação (se tiver) e fala sobre sua situação atual: em que você trabalha/ trabalhou e qual seu principal cargo mais recente.

Olá, <NOME DA PESSOA>, 

Meu nome é ______________,

Eu tenho formação em ___________________, e acabei de terminar meu estágio / meu contrato / trabalho atualmente na <nome da sua empresa atual>, onde fazia/ faço / executo / lidero / coordeno ___________________.

Estou te escrevendo para pedir uma gentileza: eu gostaria de me apresentar para você para, quem sabe, disputar uma futura oportunidade de trabalho na área de _________________ na <NOME DA EMPRESA PARA A QUAL QUER SE CANDIDATAR>.

Caso a empresa já tenha anunciado uma vaga, você vai colocar: “Eu gostaria de me apresentar para você pois tenho interesse em me candidatar à vaga de <NOME DA VAGA>”.

Estabeleça um vínculo ou viés de identificação entre você e a vaga/ empresa

Depois da introdução, vem uma parte super importante desta mensagem: o viés de identificação.

O que faz com que você queira trabalhar nessa outra empresa?

Ou o que faz com que sua experiência e perfil profissional possa parecer atrativo para ela? 

Calma que eu te ajudo a descobrir isso. Existem três formas de expressar isso:

1- Da forma como você se identifica com a Visão, Missão e Valores da empresa (e você encontra essa informação no site da companhia!)

2- Pelas suas experiências semelhantes às da vaga ou da indústria em que essa empresa está inserida: você pode ter trabalhado com clientes similares aos dela, ou pode ter experiência em uma ferramenta específica que ela usa, ou até mesmo pode ter trabalhado para uma empresa concorrente – e isso pode contar a seu favor!

3- Você pode ressaltar por que essa empresa pode ser importante dentro dos seus  objetivos profissionais do futuro. Às vezes você acabou de obter certificado em uma área e quer ganhar mais experiência nela, ou você gostaria muito de trabalhar numa equipe específica que você sabe que eles têm.

E aí com essas informações, você escreve um pequeno parágrafo focando nessa identificação:

Tenho acompanhado a trajetória da <NOME DA EMPRESA> / Já trabalhei com as áreas de _______________________ para outras empresas e gostaria muito de poder conversar contigo para saber como posso ajudar vocês com a minha experiência.

Concluindo o email com chave de ouro

E por último você conclui esse email com chave de ouro. 

Você vai avisar, então, está anexando seu currículo na mensagem, e se disponibilizar a enviar outros itens do seu portfólio (caso você tenha).

Estou anexando meu currículo, e caso vocês tenham interesse, posso também compartilhar alguns itens do meu portfólio.

Inclusive, já anexa seu currículo nesse momento para não esquecer – e a gente sabe que isso acontece! 😛

ATENÇÃO quem tem portfólio: 

Se o seu portfólio não for apenas um link para uma página da web, não precisa anexar esses arquivos no primeiro email senão ele fica muito pesado. Se a empresa quiser, ela vai te pedir exemplos do seu trabalho.

E é aqui que vem um truque que pode aumentar a taxa de respostas que você vai receber dessas companhias. 

Afinal, você precisa falar o que você quer desse recrutador, colocar uma ação no final – a chamada call to action.

Em vez de só agradecer e se despedir, você já tenta perguntar quando é possível você encontrar com essa pessoa pra poder bater esse papo.

Então tenta escrever algo parecido com isso:

Existe algum dia ou horário que seria melhor pra você? Me avisa quando puder, e assim te envio um convite.

Depois disso, você agradece, assina o e-mail colocando lá o seu nome e telefone, põe nas mãos de Deus, e passa para o próximo para mais empresas!

O benefício de abordar recrutadores proativamente por email

O legal de ter essa iniciativa é que dependendo das respostas que você receber de recrutadores – com dúvidas e feedback, por exemplo – você vai poder ajustar os próximos emails e melhorar ainda mais sua abordagem.

Além disso, você abre um novo caminho para uma boa rede de networking. 

Se a empresa não tem intenção de contratar no momento, tá tudo bem! Pode ser que no futuro, quando surgir uma nova vaga, o recrutador se lembre de você e entre em contato.

Então, vale a pena você testar essa abordagem. Seleciona de 5 a 10 empresas para você enviar um email usando e adaptando esse modelo aqui embaixo: 

Olá, <NOME DA PESSOA>, 

Meu nome é ______________,

Eu tenho formação em ___________________, e acabei de terminar meu estágio / meu contrato / trabalho atualmente na <nome da sua empresa atual>, onde fazia/ faço / executo / lidero / coordeno ___________________.

Estou te escrevendo para pedir uma gentileza: eu gostaria de me apresentar para você para, quem sabe, disputar uma futura oportunidade de trabalho na área de _________________ na <NOME DA EMPRESA PARA A QUAL QUER SE CANDIDATAR>.

Tenho acompanhado a trajetória da <NOME DA EMPRESA> / Já trabalhei com as áreas de _______________________ para outras empresas e gostaria muito de poder conversar contigo para saber como posso ajudar vocês com a minha experiência.

Estou anexando meu currículo nesse email, e caso vocês tenham interesse, posso também compartilhar alguns itens do meu portfólio.

Existe algum dia ou horário que seria melhor para a gente ter essa conversa? Me avisa quando for melhor para você e te envio um convite.

Obrigada desde já e até mais!

<SUA ASSINATURA>

<SEUS CONTATOS>

Você já enviou ou envia seu currículo por email para empresas?

Se você já usa ou já usou essa abordagem para tentar conseguir um emprego em uma companhia que você queria, me conta aqui nos comentários como foi a experiência e se deu certo! 

Ah, e é claro: se você ainda não sabe se tem um bom currículo para enviar, confira o guia completo com várias dicas sobre como fazer um bom currículo no link aqui embaixo!

E por hoje é isso. Não esquece de compartilhar esse post e o vídeo dessa série com seus amigos e amigas que estão em busca de um novo trabalho também!

Até a próxima!