Início Currículo Como ter um currículo atrativo em 2024: chame a atenção dos recrutadores!

Como ter um currículo atrativo em 2024: chame a atenção dos recrutadores!

por Adeline Daniele
Publicado: Atualizado em: 0 comentário

O seu currículo tem menos de 10 segundos pra captar a atenção dos recrutadores e convencer eles a talvez de chamar pra uma entrevista.

E isso quando a gente está falando dos olhos humanos, porque antes disso ainda tem os robôs que precisam selecionar ele na triagem e achar ele interessante o suficiente para que assim uma pessoa de fato tenha acesso a ele.

Difícil, não é mesmo? E está assim para todo mundo!

Com a tecnologia avançada do jeito que está, nem sempre a aprovação pra próxima fase depende apenas da sua experiência ou da quantidade de cursos e habilidades que tem, mas também de como esse documento foi montado.

Pois é: tem gente com ótima experiência, com histórico impecável sendo deixada de lado simplesmente porque aqueles segundos não bastaram pra convencer nem robôs, nem recrutadores.

E a essa altura a questão é: o que fazer pra ter um currículo que se destaque em 2024? O que será que vai definir se o seu currículo vai ser selecionado ou não pelas empresas?

Eu fui atrás de mais informações, testes feitos e analisei processos seletivos que eu mesma participei para te responder exatamente isso aqui hoje! Por isso, fica de olho nas dicas a seguir para saber como garantir muito mais entrevistas de emprego por meio do seu currículo em 2024!

Então, vamos lá!


Estude o formato que mais faz sentido para sua área

Quem me acompanha há um tempo sabe que eu não sou fã de currículos muito diferentões. Mas, isso não significa que o modelo e formato do seu currículo não possam ser diferenciados!

Áreas como arquitetura, design, comunicação e publicidade, por exemplo, podem sim se beneficiar de um currículo mais criativo.

Então, óbvio que você tem que conhecer a sua audiência e entender que se o recrutador vai ter na frente dele uns 100 currículos pra analisar e a maioria deles têm um formato mais diferenciado e desenhado, é interessante você pensar em como fazer o seu se destacar naquele meio ali.

Tudo isso, claro, sem afetar a legibilidade desse documento. Currículo tem que ser fácil de ler, especialmente pra recrutador que pode descartar a gente em menos de 10 segundos. Logo, nada de letra miúda nem de embaralhar as informações.

É uma questão de empatia também, sabe? Não é frustrante quando você visita uma página da internet buscando uma informação e tem que rolar até lá embaixo ou clicar em mil links para encontrá-la? Com o seu currículo, é a mesma coisa!

E enquanto você pesquisa e conhece mais como são os currículos e a concorrência na sua área, na dúvida, começa com um modelo minimalista, que vai ser fácil de ser escaneado por robôs e ao mesmo tempo direto ao ponto pros olhos dos recrutadores.

Eu já te ensinei a fazer seu próprio documento de currículo do zero passo a passo de graça e sem nem precisar ter Word ou qualquer programa instalado no seu computador. Vai neste vídeo depois que é sucesso!

Currículo personalizado: sensação VIP para recrutadores

Fala a verdade: a gente ama quando algum serviço é providenciado praticamente sob medida pra gente, não é mesmo? E, txô te contar: recrutadores também adoram ter aquela sensação VIP de que aquele seu currículo foi montado e escrito especialmente pra vaga que eles estão anunciando!

Até hoje, muita gente ainda usa exatamente o mesmo currículo pra mandar pra várias empresas, tudo igual! Que pecado, senhor!

…E aí depois reclama que nunca é chamada pra entrevista!

Por isso, não tem mais espaço pra esse tipo de atitude no mercado de trabalho. Seu currículo deve ser personalizado pelo menos pra cada tipo de vaga.

Tenta dar aquele toque pessoal, aquela preocupação em demonstrar que você leu a descrição daquela vaga e de que entende pelo menos por cima antes da entrevista o que eles procuram e que você se encaixa nisso!

E tem uma coisa que vai te ajudar bastante nessa empreitada que é a seguinte:

Use a escrita estratégica para impressionar recrutadores

Vamos concordar que existem varias maneiras da gente contar uma historia, certo?

Tem formas muito CHATAS, tediosas e desinteressantes de contar a sua história profissional. E tem formas que podem fazer o recrutador ficar curioso pra te conhecer!

Por isso: CHEGA desse negócio de ter currículo engessado, cheio daqueles termos “responsável por…” ou até de frases prontas daqueles modelos que você baixa na internet, que falam e falam e ao mesmo tempo não dizem nada.

Se você quer um currículo de RESPEITO, vai ter que botar a mão na massa e se esforçar.

As empresas estão de olho em resultados que você pode alcançar, se você vai dar conta de resolver os problemas que elas enfrentam nessa sua área. Elas querem pegar seu currículo e entender se você tem realmente perfil profissional para aquele desafio.

Então, é claro que não é so jogar lá o nome do seu último emprego e apenas descrever algumas atividades.

Tudo o que estiver escrito no seu currículo precisa fazer sentido com sua narrativa profissional, com quem você é e o que você está buscando.

Até porque, se os currículos são selecionados com base em palavras-chave, você tem que passar esse pente fino e otimizar na descrição das suas experiências pra fazer elas baterem com a descrição da vaga.

Para você ter uma ideia do peso disso, dá uma olhada na descrição da mesma experiência feita de forma engessada e padrão, e a outra escrita com estratégia.

Qual dessas versões você achou que mais te valoriza, te empodera como profissional? Pois é. Tá na hora de treinar isso.

Use a Inteligência Artificial

E já que falamos das várias mudanças tecnológicas, é claro que também vale você surfar nessa onda e tirar proveito da Inteligência Artificial para melhorar seu currículo e deixá-lo mais atraente!

E por que é interessante você consultar essas ferramentas? A IA de um ChatGPT ou Bard, por exemplo, vai rodar a internet e te mostrar os caminhos mais procurados, mais frequentes / que mais aparecem por ai e te ajudar a identificar padrões, palavras-chave, potenciais habilidades que podem estar faltando pra sua profissão ou vaga que você quer.

Ela também pode te oferecer dicas, te ajudar a estruturar esse documento, ou até mesmo checar a ortografia e melhorar a escrita dele.

Eu já passei várias dicas de como usar a IA pra melhorar seu currículo e até mesmo a se dar bem na entrevista. Vou deixar os links aqui embaixo pra você ir lá depois, combinado??? Não esquece!

Garanta que seu currículo será lido

E depois de tanto esforço pra ter aquele currículo lindinho redondinho e bem escrito, é claro que você não vai apenas enviar ele e jogar a sorte pro universo. Faça os recrutadores verem o seu currículo, por bem, ou por mal!

Pensa bem: se o seu maior inimigo tem sido os robôs da triagem, se nem da primeira parte do processo você passa, bora garantir que alguém vai saber da existência do seu currículo por meios alternativos.

Por isso, entra em contato com a empresa, tenta se destacar na marra. ESFREGA na cara deles praticamente!

Mostra que você se candidatou. Ou, se ainda não se candidatou, envia aquele email proativo com o currículo em anexo, já ensinei como fazer isso inclusive.

Você ainda pode usar sua rede de networking tanto de pessoas com quem trabalhou ou estudou, ou entrar em contato com profissionais dentro do time que você quer trabalhar pra fazer com que eles vejam que você tá ali e endossem o RH a visualizar seu currículo com mais atenção.

Por fim, não se restrinja apenas ao currículo: aumente sua presença profissional online

Isso não só vai trazer mais credibilidade pro seu currículo, como também vai ajudar recrutadores a te encontrar proativamente.

Caso você não saiba, tem gente por aí que nem se candidata pra uma vaga, mas é chamada pra entrevista simplesmente porque tinha um perfil atrativo no LinkedIn.

Não tem nem o que falar: tem profissional de tudo quanto é área se beneficiando dessa rede há anos, inclusive empreendedores e freelancers também, então faz sentido você também ter um perfil ali.

E se você tá perdido e perdida aí com essa rede, eu vou deixar duas sugestões de conteúdos que podem te ajudar a se destacar por lá. Vem aí o combo de currículo e LinkedIn perfeitos!

Até a próxima!

You may also like

Deixe um comentário

faça as pazes com sua vida profissional

sobre

Eu mergulhei no mundo de conteúdos sobre carreira e trabalho em 2013, quando ainda era repórter, e ali me dei conta do quanto a gente sai da escola e da faculdade sem ter ideia de como lidar com o mercado de trabalho.

 

 

Eu mesma tantas vezes me vi em situações “cabeludas”, recebendo menos do que poderia pelo meu trabalho e passando dificuldades para entender o que diabos os recrutadores esperavam de mim no processo seletivo.

 

 

Foram muitos anos de experiência, erros e acertos na minha própria carreira e uma mudança de país que mudaram tudo o que eu penso sobre trabalho. E pra evitar que mais pessoas tenham essas dificuldades, hoje tenho a meta de compartilhar cada aprendizado sobre vida profissional com o máximo de pessoas possível no Brasil e fora dele!

 

Saiba mais sobre minha história profissional

nas redes

@2020 Todos os direitos reservados. Tema por: PenciDesign.