Confira esta checklist para ter sucesso na sua entrevista de emprego online!

As entrevistas de emprego online não são novidade. Porém desde 2020 muitas empresas e candidatos tiveram que se adaptar ainda mais ao modelo de processo seletivo a distância. E quem não está acostumado com isso ainda pode sofrer com muito nervosismo por não saber como se preparar e se comportar na videochamada.

Eu mal consigo me lembrar da última vez em que participei de uma entrevista de emprego presencial. E depois de tantos anos apenas fazendo entrevistas online, eu fui aprendendo uma série de truques que me ajudam a garantir que terei uma videochamada de qualidade com os recrutadores.

Por isso, preparei essa checklist super simples com os elementos mais importantes que você deve prestar atenção quando estiver se preparando para a sua entrevista por vídeo. Continua lendo pra saber todas elas!

Primeira coisa que vem muito antes da entrevista online: a preparação

A preparação para a entrevista de emprego online é a mesma da entrevista presencial na parte de conteúdo, então:

  • É interessante treinar a sua apresentação pessoal para quando o recrutador te pedir para falar sobre você no início da conversa, e também se preparar para responder algumas das perguntas mais comuns feitas para a sua profissão.
  • Outra etapa que não pode faltar na sua preparação é a pesquisa sobre a empresa. No site das companhias você conseguirá obter o mínimo de informação sobre elas, como a Missão, Visão e os Valores, maiores clientes e parceiros e produto mais popular.
  • Separe também algumas informações sobre você e sua trajetória profissional para destacar ao longo da entrevista, como: projetos dos quais você mais se orgulha, ideias ou sugestões para levar para essa nova empresa, o motivo pelo qual você está querendo trocar de emprego, etc.

No link abaixo você ainda pode conferir um guia bem completo para você se preparar para uma entrevista de emprego de sucesso em 4 passos:

Ferramentas

Para quem ainda vai fazer entrevista por videochamada pela primeira vez, é importante saber qual ferramenta será utilizada. Algumas das mais populares são:

  • Zoom
  • Skype
  • Teams
  • Google Meet (funciona pelo navegador não precisa de instalação)

Algumas dessas ferramentas permitem que você faça a chamada pelo próprio navegador, mas verifique qual delas será utilizada. Essa informação pode ser passada no momento em que o recrutador envia o convite no seu calendário por email.

Imagem

  • Luz é TUDO: Posicione a mesa do computador em um local com bastante luz natural, preferencialmente perto de uma janela e tome cuidado para não ficar “contra” a luz
  • Neutralize o fundo: Procure um ambiente na casa com um fundo mais neutro. Você pode virar a mesa de forma que a câmera pegue a parede de fundo em vez da sala ou da sua cozinha. Dessa forma a atenção do recrutador vai ficar toda em você.
  • Posicionamento da câmera: Centralize a webcam em você e deixe ela a uma certa distância para que o recrutador possa ver o topo da sua cabeça (com folga) e os seus ombros. 
  • Hackeie seu equipamento: Se você for usar um notebook menor ou celular, coloque alguns livros, uma caixa ou qualquer objeto estável de apoio para que o enquadramento fique adequado – o ideal é que você não precise se abaixar ou olhar para cima para falar com o recrutador.

Som

  • Qualidade do som: Se for possível, utilize um fone de ouvido com microfone para fazer a videochamada. Dessa forma você vai escutar o recrutador muito mais nitidamente e a sua voz também ficará mais isolada, evitando muitos barulhos de fundo.
  • Se possível, feche janelas e a porta no ambiente em que for ficar para evitar ecos ou sons vindos da rua.

Resolvendo pequenos problemas técnicos antes da entrevista online

Melhorando a conexão: confira algumas coisas que podem deixar sua internet mais lenta

A conexão com a internet é uma das coisas que mais podem atrapalhar na sua entrevista. Ninguém consegue ter uma boa entrevista sem escutar o recrutador direito ou tendo a chamada cortada toda hora por conta de uma conexão que fica oscilando.

Porém, embora não tenha muito a fazer se a velocidade contratada no seu plano for mais lenta, existe uma forma de pelo menos evitar que esses problemas aconteçam.

Alguns minutos antes da videochamada você pode:

1. Deixar apenas a aba ou o programa de videochamada aberto

2. Fechar qualquer aplicativo de download

3. Fechar outros aplicativos que trabalham em segundo plano, como programas de armazenamento na nuvem (às vezes o Dropbox fica baixando ou enviando dados, e isso pode atrapalhar a velocidade da sua conexão)

4. Desconectar outros aparelhos que estejam na mesma rede (celular, outros computadores, videogame, assistente virtual, etc.)

E pelo menos um dia antes você também pode testar as seguintes soluções:

  • Reinicie o seu modem desligando e religando o aparelho (e garanta que todos os cabos estejam apropriadamente conectados) – ok, apesar disso nem sempre adiantar, pode ser que ajude!
  • Se você estiver enfrentando outros problemas, é interessante entrar em contato com sua operadora para pedir ajuda ou verificar o manual do seu modem para ver como resetá-lo – não faça isso sem ajuda ou sem saber como fazer, e principalmente: não faça isso minutos antes da entrevista!

O recrutador não consegue me escutar, e agora? 

Todas as ferramentas de videochamada permitem que você coloque o seu áudio e o de outras pessoas no mudo. Verifique se você não desativou seu microfone por acidente, pois quando isso acontece um risco aparece sobre o ícone do microfone ou ele fica vermelho, como na imagem abaixo (ícone do áudio é o da esquerda):

Se você estiver fazendo a entrevista online usando seu navegador, ele geralmente te enviará uma notificação em pop-up para você dar a ele permissão para acessar sua webcam e microfone.

E pode ser que você clique em “Não Autorizar” por acidente. Se isso acontecer, clique no cadeado ao lado da barra de endereços no seu navegador e verifique novamente as permissões. 

Se a câmera, microfone e som não estiverem aparecendo como “Permitir” ou “Automático”, selecione a configuração correta para cada um deles!

Minha webcam não está funcionando

Assim como o microfone, você pode desativar a sua câmera em uma videochamada. Ou as vezes a ferramenta já vem com essa opção desativada pré-configurada para você só ativar quando estiver pronto para falar.

Dica preciosa: sempre ative a câmera antes de confirmar sua entrada na videochamada para checar se tudo está OK. Evite ficar corrigindo sua posição, o cabelo ou qualquer coisa no seu cenário após você e o recrutador estarem na chamada.

Desativando outros sons que podem atrapalhar na sua videochamada e evitando interrupções

  • Antes da entrevista online, certifique-se de que todas as abas e janelas desnecessárias estejam fechadas. 
  • Você também pode silenciar algumas abas do seu navegador para não receber notificações sonoras de apps como WhatsApp Web e Telegram.
  • Coloque seu celular e outros aparelhos no silencioso para não sofrer com nenhuma interrupção sonora durante sua entrevista online.
  • Avise as pessoas que moram com você para que elas tentem não te chamar e nem fazer barulho durante sua videochamada.

Se você não conseguir resolver seu problema, entre em contato com a empresa ou os recrutadores!

Muita gente as vezes fica tentando resolver algum problema ou deixa para checar o link da videochamada de última hora e depois gera uma bola de neve de atrasos e frustrações e afetando sua participação em outras etapas do processo seletivo.

Para evitar que isso aconteça, se você estiver com algum grande problema – de conexão, com a ferramenta, etc. – não hesite em entrar em contato com o RH o quanto para tentar resolver ou remarcar o compromisso.

Afinal, é do interesse de ambas as partes fazer com que a entrevista online aconteça no horário previsto e da forma mais adequada possível.

Confira mais dicas para arrasar na sua entrevista de emprego online!

Caso você ainda não tenha visto, eu também preparei um vídeo lá no canal com outras dicas super importantes pra você tirar o melhor da sua entrevistas online! Dá o play nele aqui embaixo:

Sofre com nervosismo na entrevista de emprego? Então vem ver essas dicas

Se você tem problemas para controlar o nervosismo e passar confiança nas entrevistas de emprego, eu também já fiz um outro vídeo com dicas para você manter a calma e tirar o melhor das conversas com o recrutador – sejam elas presenciais ou online. Confira no link abaixo:

E aí, você já aplicava algum desses truques? Ainda tem medo das entrevistas de emprego online? Comenta aqui embaixo qual foi seu maior desafio com esse tipo de entrevista até hoje.

Até a próxima!